sábado, 1 de fevereiro de 2020

SUS: você sabia?


A aluna do 5˚ ano me acompanhava quando entrei na sala da enfermeira Bia. Fomos recebidos com um sorriso. Sobre sua mesa, uma folha grande com círculos desenhados, nome de remédios dentro deles e "blisters" de comprimidos de tamanhos diferentes. Ela explicou que separava os medicamentos por horário e colocava em pequenos saquinhos ou envelopes que eram lacrados e colocados em envelopes maiores: um para a manhã, outro para o almoço e um para a noite. Seriam separados e organizados os medicamentos dos três horários para cada dia do mês. Um trabalho minucioso, que exige concentração, mas que ajuda substancialmente os pacientes que têm dificuldade em se organizar e tomar corretamente os remédios.
Eu pensei: "como cuidamos bem de nossos pacientes no SUS. Será que a população em geral sabe desse zêlo, dessa dedicação, desse cuidado singular oferecido pelo sistema nacional de saúde brasileiro?". Por isso decidi escrever. Fiquei realmente feliz de poder testemunhar aquela ação.
Devolvi o sorriso da enfermeira com um sorriso e algumas perguntas. O suficiente para ouvir a profissional experiente, e com longa trajetória na atenção básica, falar um pouco de seu trabalho. Falou com orgulho, com amor. Será que a população sabe que existem profissionais tão dedicados e competentes cuidando deles?
A enfermeira Bia me fez lembrar que a Organização Mundial da Saúde escolheu 2020 como o ano da Enfermagem.
Para saber mais: https://www.who.int/hrh/news/2019/2020year-of-nurses/en/
Obrigado a todos os enfermeiros que cuidam dos brasileiros enfermos com a enfermeira Bia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário